Para nós do Ecos na Educação, 2018 começou com um sonho ousado: em dezembro de 2017 convidamos todos os diretores e supervisores das escolas de Vargem Bonita-MG para uma reunião, e lançamos o desafio de fazer com que esta cidade se torne uma das referências em Educação Pública de qualidade em todos os níveis de ensino.

Desafio compartilhado e aceito pelas lideranças das escolas, 2018 foi o ano de compartilhar este sonho com todos os educadores da cidade.

Visitamos pessoalmente as 05 escolas do município e fizemos uma das coisas que mais gostamos de fazer: conhecer e conversar com gente!! Ouvimos um pouco sobre a realidade local sob o ponto de vista de cada uma que tivemos a oportunidade de trocar uns dedos de prosa…

Em junho deste ano começamos os encontros com os professores, foram praticamente um encontro por mês até o encontro de encerramento do ano no dia 19/12.

Nestes encontros tivemos a oportunidade de conhecer os educadores, ouvir um pouco de suas histórias, seus sonhos dentro e fora da Educação, e compartilhar com todos o nosso sonho: contribuir para uma maior qualidade da Educação Pública brasileira por meio do contato mais harmonioso com a Natureza que nos cerca e com a Natureza que nos é intrínseca.

E agora um pouco do ponto de vista dos professores que estiveram conosco no dia 19/12 (texto coletivo produzido a partir das atividades em grupos):

“Foi um ano muito turbulento, muito aprendizado com as diferenças com as quais convivemos no dia a dia, mas com fé e perseverança conseguimos concluir. Apesar dos obstáculos encontrados no caminho, foi um ano bom, com muitas alegrias conseguimos chegar ao final vitoriosos, pois o trabalho em equipe nos enriqueceu e nos ajudou a vencer na nossa caminhada.

Observamos que, a proposta do Ecos na Educação vem agregar valor ao trabalho realizado, esperamos para o ano de 2019 que as ideias se efetivem e que o trabalho seja permeado por parcerias que custeiem as atividades desenvolvidas. Foi um ano de desafios que foram superados, alguns ainda em andamento. Um ano difícil, com aprendizagem, superações, mas muito legal, proveitoso, alcançado os objetivos propostos, superando desafios.

Um ano de vitória, aprender o dom do perdão, um ano de transformação, descobertas, de quem somos, muitas conquistas. Foi um ano em que houve a percepção de que podemos fazer a diferença, com atos, palavras e ações na nossa vida e na vida de quem está ao nosso redor, como família, colegas de trabalho e alunos.

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR!!”

Que assim seja!!!!!!