JÁ TEMOS HISTÓRIA PARA CONTAR

Quando pessoas com caminhadas diferentes, mas com propósitos afins, têm a oportunidade de se conhecerem nessa vida, é muito bom!
Se têm a oportunidade de trocar ideias sobre seus sonhos e propósitos e descobrem possibilidades de atuação em comum, é melhor ainda!
Se essas prosas acontecem em lugares especiais desse Brasil em meio a belas paisagens e natureza abundante, é maravilhoso!!
E se esse lugar é a Serra da Canastra, Minas Gerais, Parque Nacional onde nasce o Rio São Francisco, é quase mágico!!!

E foi assim que o Instituto Ecos na Educação nasceu: de um pequeno grupo de pessoas que possuem sentimentos e crenças em comum em relação à crise pela qual o mundo passa atualmente. Descobrimos muitas dessas afinidades conversando em frente ao paredão da face sul da Serra da Canastra. Pra quem não conhece, aqui está uma das nossas paisagens inspiradoras:

A partir dessas conversas fomos sistematizando ideias, pensamentos, estudos e vivências que cada integrante do grupo já possuía em suas
bagagens de vida individual e fomos criando o “jeito Ecos” de pensar a Educação brasileira, seus desafios, crises e potencialidades:

Acreditamos que uma das facetas da crise educacional que vivemos hoje é apresentarmos para as crianças e jovens um conhecimento segmentado e morto;

Percebemos também, uma profunda dissociação entre cabeça, coração e mãos, que nos leva a ter uma vida de incompreensões e escolhas que comprometem a nossa saúde, a saúde da comunidade e do meio ambiente;

Compreendemos que, em contato com a natureza, podemos encontrar e praticar uma ciência viva que nos possibilite uma reconexão com nossa essência e uma consequente vida mais harmônica consigo e com os outros. A Natureza é nossa sala de aulas!

Partindo desses princípios, em 2018 iniciamos nossa atuação com os educadores de Vargem Bonita-MG, primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco, que carrega o simbolismo da integração nacional. Nossa esperança é que as águas do Velho Chico, ainda uma criança nesta cidade, levem o que de bom conseguirmos semear às suas margens!!!

Em nosso blog contaremos com mais detalhes o dia a dia deste trabalho.