DA SÉRIE: A MEDICALIZAÇÃO DA INFÂNCIA – ENTENDER PARA COMPREENDER

São 03 artigos: 

  1. O que é a Ritalina
  2. Quem precisa de Ritalina?
  3. João é desatento… João está desatento…

O Instituto Ecos na Educação tem como um dos seus princípios contribuir para o desenvolvimento integral do Ser Humano. Para tanto, busca compreender  um dos maiores desafios da atualidade na escola, que é a relação entre as capacidades de aprender e de prestar atenção, características fundantes do humano.

Diante da revolução tecnológica que modificou e vem modificando as relações entre as pessoas e dessas com o tempo e o espaço, a Escola é chamada a estudar como as crianças e jovens se relacionam com o conhecimento e, com as novas formas de estar no mundo. A realidade real, a realidade digital e a realidade reportada criam novos espaços mentais, e a neurociência, por exemplo, tem buscado entender e “traduzir” em recursos pedagógicos estes conhecimentos visando contribuir com os processos de ensino-aprendizagem na escola e em outros espaços da sociedade. Essas mudanças profundas que estamos vivendo interferem diretamente em nossas capacidades de aprender e de prestar atenção.

Por outro lado, vimos uma resistência dos atores da escola em compreender essas mudanças e, em sintonia com a Indústria Farmacêutica  e Médica, apresentam os problemas e conflitos com as crianças e jovens na escola, como problemas das crianças e jovens, e esses “problemas” se desenvolvem como doenças, traduzidas modernamente como Síndromes. E doenças tratam-se com medicamentos! 

Diante disso, resolvemos nos debruçar sobre as várias visões a respeito dessa problemática através desta série de artigos sobre a Medicalização da Infância, porque acreditamos que é a partir dos estudos e da reflexão sobre as nossas  práticas pedagógicas que encontraremos soluções mais saudáveis no desenvolvimento da aprendizagem das crianças e jovens na escola.