O Instituto Ecos tem o privilégio e a alegria de conhecer muitos profissionais da Educação que, além de extremamente competentes naquilo que fazem, são pessoas maravilhosas e inspiradoras!

Em 2019, a equipe do Ecos que atua com os professores de Vargem Bonita se expandiu e agora somos mais pessoas a sonharem com um outro mundo possível por meio da Educação!

Em um momento em que vemos o país entrar num processo de crescente desvalorização da Educação, principalmente da Educação Pública e de Qualidade, é fundamental que pessoas generosas com esta causa se encontrem e se reconheçam.

E é essa a nossa alegria: colocar pessoas junto com pessoas para trocar ideias, experiências e querer dar o melhor de si para a coletividade.

No ano passado já tivemos a honra de contar com alguns encontros pontuais onde dialogamos com a educadora Miriam Grilo, sobre a formação do sujeito leitor; com a educadora Regina Célia, que iniciou a discussão sobre Educação Matemática, desmistificando vários mitos sobre a aprendizagem desta área do conhecimento; e tivemos também a companhia da educadora Celinha Nascimento, que além dos momentos de contação de história pra as crianças e professoras, também propôs diálogos sobre Educação e Meio Ambiente e Protagonismo Juvenil.

Em 2019, retomamos os encontros para diálogos e estudos em fevereiro e tivemos novamente a alegria da participação da Celinha para iniciar o ano.

Em março, foi a vez de apresentar a Canastra e sua equipe de educadores a novas pessoas:

Na Educação Infantil, tivemos a presença da educadora Iara Diniz, que por sinal, é minha mãe e a grande influenciadora pelas minhas escolhas nesta lida! Ela conversou um pouco sobre a importância do Brincar para as crianças. Parece ser uma constatação óbvia de que se brinca quando é criança, mas cada vez mais o tempo do livre brincar está deixando de existir no cotidiano infantil, seja na escola ou fora dela. E uma infância saudável é fundamental para a formação de adultos saudáveis e equilibrados.

E com os professores do Fundamental 1, 2 e Médio, contamos com a vasta experiência das educadoras Walkiria Rigolon e Masé Santos. Além de um debate importante sobre os diversos olhares sobre a escola junto aos diretores e coordenadores, Walkíria trouxe a questão de muitas vezes solicitarmos que os alunos estudem, mas na escola não aprendemos como estudar. Facilitar o acesso dos alunos a procedimentos de estudos eficazes para a própria aprendizagem pode ser uma poderosa maneira de impulsionar a qualidade do ensino/aprendizagem das escolas.

Em abril voltamos a conversar com a Celinha e nos colocamos a pensar em como fazer de Vargem Bonita uma Comunidade Leitora? Sobre esse desafio, compartilharemos aqui algumas notícias e ideias.

E maio chega em seus meados com outra rodada de prosa de qualidade sobre a Educação agendadas para os dias 24 e 25 deste mês: novamente uma conversa com a Educação Infantil, agora sobre a relação Criança e Natureza; e também uma continuidade na conversa do ano passado sobre Educação Matemática, com o retorno da educadora Iara Diniz e Regina Célia para tratarem das duas temáticas, respectivamente.

E ainda temos muito 2019 pela frente! Muito aprendizado por vir! E mais notícias por aqui em breve…