PROGRAMAS E EXPERIÊNCIAS
Oferecemos diversos programas voltados para a vivência na natureza com sensibilidade e harmonia
CANASTRA PARA EDUCADORES
Refletir sobre as profundas mudanças que vêm ocorrendo em nossa sociedade. Mudanças que interferem diretamente nas relações escolares!
CANASTRA PARA EDUCADORES
Esse programa do Instituto Ecos é voltado especialmente aos educadores atuantes nas mais diversas escolas do país: um tempo e um espaço para vivências e reflexões que nos reconectem com nossos desejos e conhecimentos que fomos deixando pelo caminho diante dos conflitos que temos vivido na escola.
Recuperar uma ciência viva, um conhecimento atual que nos desafie e desafie nossas crianças no desejo de aprender e fazer diferente. Buscarmos coletivamente, alternativas para espaços de aprendizagens que incorporem a participação dos educadores e estudantes na sua relação com a natureza e o conhecimento decorrente dela.
Reconectar-se com a Natureza é recuperar nossa energia vital e trazer de volta a alegria de aprender!
CANASTRA EM FAMÍLIA
Sair da rotina e experimentar a Serra da Canastra com pessoas muito especiais. Reúna sua família e venha sentir a natureza!
CANASTRA EM FAMÍLIA
Essa é a essência do programa Canastra em Família: contemplar belas cachoeiras, tomar banho de rio, cantar em volta da fogueira, observar a imensidão do céu estrelado, preparar juntos algumas refeições e até aprender a fazer Queijo Canastra!
Momentos assim, além de nos reconectar com a Natureza, fortalecem os laços afetivos e promovem uma integração incrível entre as pessoas! Experimente…
CANASTRA PARA ESCOLAS
Fazer da Serra da Canastra uma grande sala de aula: conhecer a fauna, a flora, a geografia e a história do lugar!
CANASTRA PARA ESCOLAS
Fazer da Serra da Canastra uma grande sala de aula: conhecer a fauna, a flora, a geografia e a história do lugar, conversar com as pessoas para conhecer diferenças e reconhecer semelhanças!
Nosso programa Canastra para Escolas é um Estudo de Meio na Canastra voltado para alunos das mais variadas idades e especialmente desenhado para cada nível de ensino para que as vivências e experiências sejam capazes de promover uma aprendizagem efetiva e inesquecível junto à Natureza!
A CARTA DA TERRA
A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade global no século XXI, que seja justa, sustentável e pacífica. É uma expressão de esperança e um chamado à contribuição em um contexto crítico na História. A visão ética inclusiva do documento reconhece que a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano equitativo e a paz são interdependentes e inseparáveis.
Em um momento no qual grandes mudanças na nossa maneira de pensar e viver são urgentemente necessárias, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um caminho melhor. Além disso, nos faz um chamado para procurarmos um terreno comum no meio da nossa diversidade e para que acolhamos uma nova visão ética compartilhada por uma quantidade crescente de pessoas em muitas nações e culturas ao redor do mundo.
O SER HUMANO INTEGRAL
O ser humano integral se constitui no entrelaçamento de muitos aspectos: o corpo, o espírito, a razão e a emoção. Ao longo da história humana fomos construindo a primazia da racionalidade, o que trouxe conquistas importantes, mas também, muitas consequências negativas para a humanidade e para a natureza. Foi na relação da emoção com a razão que desenvolvemos a linguagem e nos tornamos seres sociais e de cultura.
Nessa forma integrada de compreendermos os seres humanos está o desafio de recuperarmos o senso de pertencimento, que fazemos parte de uma só família humana, com origem e destino comuns.
CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA
Ciência com consciência é uma compreensão de que precisamos contribuir para a consciência de conexões esquecidas entre pessoas, lugares e natureza. Precisamos de um processo de aprendizagem de compromisso organizado com sistemas vivos e as vidas das pessoas que vivem pela graça desses sistemas.
Por exemplo, uma das formas de se estudar a água é através da química: “Água é H2O, duas partes de hidrogênio, uma de oxigênio, mas há, também, uma terceira coisa que a torna água e ninguém sabe o que é”. David W. Orr
Além disso, não é possível a existência da vida sem a presença da água. E como adquirir essa consciência na escola?
GESTÃO CAÓRDICA
Uma entidade caracterizada pelo princípio organizador fundamental da evolução e da natureza.
Definição de caórdico: qualquer organismo, organização, comunidade ou sistema complexo, auto-organizado, autogovernado, adaptável, não-linear, seja ele físico, biológico ou social, cujo comportamento combine harmoniosamente, possui características de caos e ordem.
A CARTA DA TERRA
Nos leva de volta a conceitos e práticas que são
estimulantes, férteis, inerentemente relevantes e,
o mais importante, vivos.”
Zenobia Barlow
CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA
do mundo numa equação mestra da ordem, que seria
equivalente à palavra mestra dos grandes mágicos.
O objetivo é dialogar com o mistério do mundo”
Edgar Morin
O SER HUMANO INTEGRAL
se indignar e se contagiar,
só assim é possível
mudar a realidade.”
Nise da Silveira
GESTÃO CAÓRDICA
Há sempre mais por trás.
Que não te baste nunca
a aparência do real.”
Zenobia Barlow
CACHOEIRA CASCA D’ANTA
essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano.
Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera,
o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura”.
(Artigo 2 da Declaração Universal dos Direitos da Água)